A inscrição para o curso será realizada de 22 de novembro a 06 de dezembro de 2012, e estará disponível no site: www.cead.unb.br/bahia/
É importante conhecer a portaria, que contém, também, o conteúdo programático do curso com a devida carga horária de cada módulo.
PORTARIA Nº 9.483/2012
http://bahia.cead.unb.br/mod/forum/discuss.php?d=542#p202947
Fragmentos de pensamentos em reflexões que fiz depois de ler o Módulo 1.
http://bahia.cead.unb.br/mod/forum/discuss.php?d=1626&parent=247644
Proposta:
Criar uma revista eletrônica na internet (QUE PODE ATÉ SER O BLOG DA UNIDADE ESCOLAR), ou uma página especifica para cada turma, possibilitando ao aluno produzir em forma de texto jornalístico, ou apenas registro de atividades desenvolvidas per eles durante o ano letivo, com os conteúdos de todas as disciplinas, utilizando produções multimídias...
Aqui vai um pouco da minha experiência neste sentido. Por favor, acesse estes links:
1. http://www.polidecandeias.blogspot.com.br/p/curso-tecnico-sistema-gas-turma-1.html
2. http://www.blogger.com/profile/06998889376965400781
3. http://1anosistemadegas.blogspot.com.br/
TIC
Tecnologia é inovação, mas nem sempre traz boa informação
Informação deve ter ética e gerar motivação
Conhecimento, maior estratégia de poder para quem quer aprender
Sou professor
Sou sim senhor
Com um pouquinho de carinho é uma dose do amor
Vivo me atualizando
Mas nem sempre sou bem recompensado
Na era da informática também é preciso motivar
Aprender aprendendo
Ensinar, ensinar...
Já estou um pouco cansado
Acho que vou me sentar...
Como concorrer com o celular, tablete e 3D
Às vezes nem sei o que dizer
Facebookar, tuitar....
Ufa!... Ė tanta coisa...
Novas linguagens
E verbetes novos...
Como conjugar o verbo ensinar?
Amor se escreve mo
Se quero você
Vou ver "kero vc"...
Professor, ainda é pro?
E pesquisar?... Isto nem pensar!!!!...
O Google o diz onde buscar
Ctrl C, Ctrl V...
Isto eu não quero ler!
Nem pra mim e nem pra você
Júlio Nessin
*************************************
http://bahia.cead.unb.br/mod/forum/discuss.php?d=542#p202947
Fragmentos de pensamentos em reflexões que fiz depois de ler o Módulo 1.
Refletindo sobre o currículo oculto:
Do aprendizado à avaliação...
Conversando com alunos no pátio durante os intervalos, quando eles buscam respostas ou propõem alguma situação extraclasse (às vezes sobre música, poesia, teatro), podemos refletir sobre o currículo do professor e do aluno composto de conteúdos formais e não formais.
O texto propõe reflexões sobre o professor como pesquisador. Muitas vezes professores têm dificuldades de trabalhar com a pesquisa.
Pesquisa ação... Esta poderia ser considerada uma pesquisa no cotidiano da comunidade escolar.
“Pra qui nós quer professor, se nós tem o Google?"
O texto propõe reflexões sobre o professor como pesquisador. Muitas vezes professores têm dificuldades de trabalhar com a pesquisa.
Pesquisa ação... Esta poderia ser considerada uma pesquisa no cotidiano da comunidade escolar.
“Pra qui nós quer professor, se nós tem o Google?"
Informação não é formação...
Na era da comunicação, a informação está na vitrine, mas nem sempre temos a formação para utilizá-la coerentemente como instrumento do saber. O saber que é o sabor da experiência e da reflexão se adquire como que se degusta um alimento, mesmo se repudiamos esse sabor, por não gostarmos dele.
Na era da comunicação, a informação está na vitrine, mas nem sempre temos a formação para utilizá-la coerentemente como instrumento do saber. O saber que é o sabor da experiência e da reflexão se adquire como que se degusta um alimento, mesmo se repudiamos esse sabor, por não gostarmos dele.
Aprender e ensinar são opostos, ou são complementos do processo?Para saber aprender, é preciso querer, tem que desejar. Logo, como ensinar quem não quer aprender? Estas são as questões que se impõem ao professor no seu dia a dia. A arte de ensinar não se faz sem reflexão. Leva-nos a pensar sobre nossa metodologia. Coloca-nos tarefas de saber avaliar, de saber pesquisar, de saber conquistar e porque não dizer, saber seduzir. Seduzir quer dizer trazer pra si. Trazendo o aluno pra si o professor consegue ensinar.
Ao ensinar, o professor também aprende. Alias, segundo Richard Bach: "Aquilo que você mais sabe ensinar, é o que você mais precisa aprender."... Aprende que avaliação é processo. Que conhecimento se adquire na escola e também na vida. O aprendizado da vida deve ser aplicado e processado no ambiente escolar. O professor ao ensinar matemática também está falando a língua portuguesa, se situando no tempo e no espaço, misturando-se na química e interagindo na física do dia a dia, e por que não, fazendo poesia?...
Ao ensinar, o professor também aprende. Alias, segundo Richard Bach: "Aquilo que você mais sabe ensinar, é o que você mais precisa aprender."... Aprende que avaliação é processo. Que conhecimento se adquire na escola e também na vida. O aprendizado da vida deve ser aplicado e processado no ambiente escolar. O professor ao ensinar matemática também está falando a língua portuguesa, se situando no tempo e no espaço, misturando-se na química e interagindo na física do dia a dia, e por que não, fazendo poesia?...
Júlio Nessin.
*************************************
Pra mim a escola do futuro pode está no presente, e a minha proposta de estratégias para a melhoria da situação atual da Escola Pública Rumo ao Futuro, é:
1. Equipar tecnologicamente e proporcionar melhoria no ambiente físico da Unidade Escolar, ambientalizando todas as salas de aula, pois, aluno com o rosto escorrendo suor no verão, ou afastando carteiras das pingueiras no inverno, não se concentra e, consequentemente, tem um rendimento muito baixo;
2. Reduzir o numero de aluno em sala de aula para que o professor possa acompanhar seu aluno de forma personificada;
3. A escola deveria funcionar em tempo integral, disponibilizando aula de reforço, arte, esporte e diversas atividades lúdicas como complemento pedagógico;
4. Remunerar melhor o professor... Professor remunerado descentemente não precisaria de uma sobre carga de trabalho, sem falar que ele teria tempo para se dedicar com mais afinco aos seus alunos, podendo assim, buscar sua qualificação profissional de forma continua...
5. Quanto a constituição do currículo na instituição, a relação professor-pesquisador, currículo e interdisciplinaridade e as avaliações nacionais como instrumento de avaliação da aprendizagem, são itens de fáceis aplicações, como tantas outras estratégicas pedagógicas que já foram, são e serão desenvolvidas no ambiente escolar ao longo da história deste Brasil-Educação.
*************************************
http://bahia.cead.unb.br/mod/forum/discuss.php?d=1626&parent=247644
Proposta:
Criar uma revista eletrônica na internet (QUE PODE ATÉ SER O BLOG DA UNIDADE ESCOLAR), ou uma página especifica para cada turma, possibilitando ao aluno produzir em forma de texto jornalístico, ou apenas registro de atividades desenvolvidas per eles durante o ano letivo, com os conteúdos de todas as disciplinas, utilizando produções multimídias...
Aqui vai um pouco da minha experiência neste sentido. Por favor, acesse estes links:
1. http://www.polidecandeias.blogspot.com.br/p/curso-tecnico-sistema-gas-turma-1.html
2. http://www.blogger.com/profile/06998889376965400781
3. http://1anosistemadegas.blogspot.com.br/
*************************************
TIC
Tecnologia é inovação, mas nem sempre traz boa informação
Informação deve ter ética e gerar motivação
Conhecimento, maior estratégia de poder para quem quer aprender
Sou professor
Sou sim senhor
Com um pouquinho de carinho é uma dose do amor
Vivo me atualizando
Mas nem sempre sou bem recompensado
Na era da informática também é preciso motivar
Aprender aprendendo
Ensinar, ensinar...
Já estou um pouco cansado
Acho que vou me sentar...
Como concorrer com o celular, tablete e 3D
Às vezes nem sei o que dizer
Facebookar, tuitar....
Ufa!... Ė tanta coisa...
Novas linguagens
E verbetes novos...
Como conjugar o verbo ensinar?
Amor se escreve mo
Se quero você
Vou ver "kero vc"...
Professor, ainda é pro?
E pesquisar?... Isto nem pensar!!!!...
O Google o diz onde buscar
Ctrl C, Ctrl V...
Isto eu não quero ler!
Nem pra mim e nem pra você
Júlio Nessin
Nenhum comentário:
Postar um comentário