segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Fotojornalismo

A imagem registrada na fotografia transmite informações e ocupa um lugar importante no jornalismo. O fotojornalismo é a informação através da imagem fotográfica.
É com o fotojornalismo que a fotografia exprime a sua capacidade de transmitir informações e essas informações são expressa pela sensibilidade e técnica do fotógrafo diante do fato. Além de representação visual em si, o fotojornalismo se diferencia pela sua importante função social, documentando e informando por imagens estáticas, silenciosas, mas, essencialmente expressivas.
Nas comunicações visuais, como jornais e revistas e internet, o responsabilidade da informação através da fotografia é imprescindível. Um repórter fotográfico precisa ter um olhar atento e rápido, para registrar não somente os fatos, mas a emoção do objeto em foco.
É no final do século XIX e início do século XX que surgem máquinas fotográficas de melhores definições e películas cada vez mais sensíveis, permitindo registros de ações durante seu desenrolar, o que tornou a característica definidora do fotojornalismo.
Com o passar do tempo, sugiram muitas agências de notícias onde os fotógrafos comercializam seus trabalhos, fazendo circular suas fotografias em rede, e um dos exemplos desses profissionais são os chamados paparazzis.
O fotojornalismo tem sido de fundamental importância no registro dos fatos que fazem a historia, desde os tempos da fotografia “lambe-lambe”, até a atual era digital.

3 comentários:

Unknown disse...

com o fotojornalismo podemos perceber que a tecnologia está cada vez mais avançada e com isso podemos fazer e transformar varios projetos e ter como uma profissão para ter a sua sustentabilidade de vida.
Priscila de Souza SG2

Unknown disse...

com o fotojornalismo podemos perceber que a tecnologia está cada vez mais avançada podendo retirar dela a nossa sustentabilidade.
Priscila de Souza SG2

Anônimo disse...

JÚLIO !!!O TEXTO FICOU BOM DEMAIS, PRINCIPALMENTE O ÚLTIMO PARÁGRAFO QUE FALA SOBRE LAMBE-LAMBE. VOU APROVEITAR E ENVIAR O LINK DO POLIVALENTE PRA MEUS COLEGAS DE TURMA, AQUI DE SÃO PAULO
PARABÉNS

MARLEI