terça-feira, 25 de junho de 2013

HIGIENE E SAÚDE- Profª Laudmila Rangel


Ciência é compreendida na atualidade como “bom senso” e entendida como a perfeita aplicação da razão. Ciência supõe atividade mental, isto é, “pensamento científico e prática. Afirma-se que a ciência é à base do progresso humano. Quando o homem se posiciona na solução inteligente, teórica ou prática de seus problemas com intuito de beneficiar e dignificar a humanidade, ele é um homem de ciência, sua
atitude é científica.
A verdadeira ciência tem objetivo primordial o bem da humanidade. Quando a ciência e a tecnologia são deturpadas provocando dano à natureza, ao meio ambiente, ao ser humano em qualquer fase de sua vida, assistimos fenômenos contrários à verdadeira ciência.
Higiene e profilaxia têm como objetivos a conservação da saúde e prevenção da doença. Inegavelmente, saúde é o maior bem que o ser humano aspira obter. Ela é tida como uma vitória do indivíduo em si mesmo e sobre o meio que o cerca.
A Carta da Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovada em 1948 sobre os Direitos da Pessoa Humana declara que a Saúde é a completa bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. 

A Constituição Brasileira de 1988 do artigo 196, afirma: 
A SAÚDE É DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO, GARANTINDO MEDIANTE POLÍTICAS SOCIAIS E ECONÔMICAS QUE VISEM À REDUÇÃO DO RISCO DE DOENÇA E DE OUTROS AGRAVOS E AO ACESSO UNIVERSAL E IGUALITÁRIO ÀS AÇÕES E SERVIÇOS PARA SUA PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO.

SAÚDE

Conceito: Segundo a OMS saúde é o bem estar físico mental e social.

HIGIENE

Repouso e higiene são necessidades básicas do corpo, essenciais para a saúde. O repouso adequado contribui para recuperar o organismo do desgaste natural do dia-a-dia, e das perdas excessivas, provocadas pela correria dos tempos modernos. A higiene deve ser feita com relação ao corpo e ao meio ambiente, e mantida nas melhores condições, sendo, até mesmo, importante para a parte emocional do ser humano.


Nenhum comentário: