sábado, 18 de agosto de 2012

PROJETO INTERDISCIPLINAR

POLICIDADANIA
CIDADANIA EM AÇÃO


A formação do cidadão é de competência da família, mas diante da realidade e dos problemas enfrentados pela sociedade que atinge a todos indistintamente, é que o Colégio Estadual Polivalente de Candeias, resolve elaborar um projeto, numa perspectiva de conjunto, partindo do principio que é compromisso da escola, enquanto responsável pela formação pessoal, profissional e cidadã do individuo, visando a construção da cidadania que pede uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidade em relação a vida pessoal, do conjunto e do meio ambiente

DUÇÃO


Este projeto será desenvolvido no CEPC, durante o ano letivo de 2012, a partir da 2ª unidade por todas as áreas do conhecimento, como uma atividade interdisciplinar, que será desenvolvido no diurno e noturno, nas 3 séries do Ensino Médio Regular e no Ensino Médio Integrado.



JUSTIFICATIVA

A formação do cidadão é de competência da família, mas diante da realidade e dos problemas enfrentados pela sociedade que atinge a todos indistintamente, é que o CEPC, resolve elaborar um projeto, numa perspectiva de conjunto, partindo do principio que é compromisso da escola enquanto responsável pela formação pessoal, profissional e cidadã do individuo, visando a construção da cidadania que pede uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidade em relação a vida pessoal, do conjunto e do meio ambiente.

Este projeto terá inicio da 2ª unidade visto que na 1ª unidade pretendemos observar e analisar quais o problemas precípuos que devemos priorizar e focar.

A equipe pretende desenvolver ações que envolvem a cidadania como participação social e política, na sociedade globalizada bem, como um agente de direitos e deveres, políticos, civis e sociais, adotando, no cotidiano, o senso crítico, atitudes de bom senso que levem a solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo respeito para si mesmo.

Objetivos Gerais:

Compreender cidadania como participação social e política, na sociedade globalizada bem, como agente de direitos e deveres, políticos, civis e sociais, adotando, no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo respeito para si mesmo.

OBJETIVO ESPECIFICOS



Posicionar-se de maneira crítica, respeitável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.

Despertar a sensibilidade dos alunos, dos pais e da comunidade escolar para as necessidades dos semelhantes.

Desenvolver espírito de solidariedade nos alunos, nos pais e na comunidade escolar.

Resgatar a prática da regra áurea nos relacionamentos interpessoais, que é amar ao próximo como a si mesmo.

Compreender o papel de afetividade, amar e ser amado, no âmbito das relações interpessoais.

Conhecer as condições de vida de regiões pobres do terceiro mundo por intermédio de informações orais e audiovisuais Ensino Médio.

Tomar consciência do papel do ser humano como protagonista do futuro do planeta.

Insistir na responsabilidade com o futuro e na relação entre o meio ambiente e a qualidade de vida humana.

Perceber as diferenças geradas pelos modos de produção entre os países pobres e ricos.

Perceber que as ações organizadas e participativas são mais eficazes do que as individuais.

Descrever diferentes maneiras de exercer a condição de cidadão.

Adquirir postura consciente de preservação do meio ambiente através da coleta seletiva e reciclagem.

Desenvolver uma postura crítica a cerca das questões políticas dos pais.

Desenvolver valores como da honestidade, respeito, solidariedade, tolerância.

Desenvolver uma postura consciente diante da prevenção das DSTs e gravidez indesejada.

Reconhecer-se enquanto afrodescendente.

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